Skip to content

About Books: Emma

julho 19, 2010

Ao criar este blog meu objetivo principal foi sempre falar de moda e mostrar as tendências a partir dos meus looks, porém sempre tentei unir minha paixão por roupas/sapatos/bolsas a temas como pintura, cinema, música e literatura, afinal nossos espíritos precisam de muito mais que vestidos para serem preenchidos. Adoro literatura e sou uma ávida leitora de clássicos, tenho uma fascinação (já mencionada) pelos autores russos, mas atualmente estou me dedicando aos mestres ingleses, entre eles Jane Austen e Oscar Wilde. À convite de um amigo, escrevi um texto sobre o último livro que li e, apesar de já ter sido publicado aqui, decidi que a cada obra literária que eu terminar será apresentada aqui com uma pequena resenha. Espero com isso incentivar alguns dos meus queridos leitores e quem sabe até vir a debater sobre o assunto!

Emma é o quarto dos seis romances escritos pela autora inglesa Jane Austen (é precedido por Razão e Sensibilidade (1811), Orgulho e Preconceito (1813) e Mansfield Park (1814) e sucedido por Northanger Abbey e Persuasão, publicados após a morte de Jane em 1817). A obra em questão nos traz a história de Emma Woodhouse, uma rica e jovem dama que mora com seu pai idoso na vila de Highbury e, após conseguir unir sua antiga preceptora a um velho conhecido da família, acredita possuir habilidades extraordinárias como “casamenteira”. Emma então conhece Harriet Smith, uma estudante de parentesco desconhecido, e a toma como protegida visando arranjar-lhe um cavalheiro como futuro marido. Por ter em tão alta estima seu senso de observação e acreditar julgar bem as pessoas, Emma comete inúmeros erros de interpretação e acaba por machucar várias pessoas. Antes de começar a escrever “Emma”, Jane Austen afirmou que iria criar “uma heroína da qual ninguém, exceto ela, vai gostar muito” e foi o que ela realmente fez: Emma Woodhouse é boba e esnobe, o tipo de pessoa que Elizabeth Bennet repudiaria. Entretanto, nós podemos aprender com os equívocos da protagonista e tentar tornarmos pessoas melhores, como a própria Emma acaba por se tornar no final de sua jornada. Vale a pena a leitura de mais essa maravilha saída da mente de Jane Austen, além de uma deliciosa história apreende-se o cotidiano das famílias inglesas da época da Regência Georgiana e da Inglaterra rural.

13 Comentários leave one →
  1. julho 19, 2010 8:38 pm

    Eu adorei a idéia! Qro muito passar por aqui para saber mais de alguns livros e o que seria bom ler, já gostei da dica do livro de hoje! =)
    Sinto muita necessidade disso nos blogs de moda, que tem sempre as mesmas informações a oferecer, por isso gosto de variar e tenho tantos temas no meu blog.
    E como disse antes, adorei!!!

    Beijos

  2. julho 19, 2010 9:11 pm

    Ainda não tinha passado pela sua casa nova. Adorei!!!
    E fico feliz de ver mais texto tb. Amo Jane Austen!
    Besos :o)

  3. julho 20, 2010 11:47 am

    bjos flor

    feliz dia do amigo

  4. Gabriela permalink
    julho 20, 2010 12:11 pm

    Oi Paradis,

    Também achei uma ótima iniciativa, parabéns!!!!!!!!!!!

    Recentemente comprei dois livros da Jane Austen, bem baratinhos no super mercado. Mas soube mais tarde, que a editora que comprei (acho que foi a Martin Claret) não é muito confiável, porque para não pagar os direitos autorais dos tradutores, eles usam partes de várias traduçoes sob um nome ficticio. Fiquei desapontado, pensando que isso ia contaminar a minha leitura e que nào poderia ser muito fiel ao estilo da autora.
    Vc tem alguma informação sobre isso? Quais sào as editoras da versão que vc ler?

    bjs,

    Gabriela

  5. julho 20, 2010 2:47 pm

    Eu gostei, você falou bem! Eu ainda não li esse livro, mas como qualquer outro livro da Jane Austen, pretendo ler em breve. Eu já li o “Persuasão”, achei ótimo, e ele me fez querer ler os outros!!

  6. julho 20, 2010 5:05 pm

    otima dica! Beijos

  7. julho 20, 2010 7:08 pm

    A minha leitura anda meio fraca…as de livros me refiro…leio muito internet e revistas e jornais …beijinhuss
    =DD

    J^^H

  8. julho 20, 2010 10:30 pm

    Oi, vai em Aparência > Opções do temas > cor de fundo

  9. julho 20, 2010 11:00 pm

    Oi Carlinha, não li o post! sorryyyy! :~~~~~
    Mas é que tou morrendo de sono e amanhã venho com calma pra ler, só vim dizer que tá lindo o blog assim! Fofo, personalizado e objetivo! Amei! :***(

  10. lionisthenewkatemoss permalink
    julho 21, 2010 12:07 am

    ahhhhhhhh que delícia saber que tem mais gente que gosta de jane austen e não acha boringgggg!!!! já leu persuasão? muito bom tb!

    • julho 21, 2010 3:01 pm

      Como alguém pode achar Jane Austen boring? Eu amo! Amo o jeito que ela escrevia e as suas personagens que cativam tanto que é fácil deixá-las entrar nas nossas vidas! =)
      Eu ainda não li Persuasão, mas está na minha lista dos próximos 3 livros que lerei!

  11. julho 27, 2010 10:36 am

    Amei as fotos e o look. A estampa desse vestido é linda e adorei a escolha das peças.Bj!

Deixe uma resposta

